Todos gostamos de cores!

As cores fazem parte de nossa vida. Mas na alimentação elas promovem atração, indicam sabor ou até mesmo qualidade.

Assim restaurar a cor original de um alimento que foi alterado durante o processo industrial, uniformizar a cor de produtos similares e aguçar o paladar através do estímulo da visão são as principais causa do uso de corantes.

O que são corantes?

“Os corantes são substâncias que alteram ou intensificam as cores dos alimentos para melhorar seu aspecto e sua aceitação junto ao consumidor. Um refrigerante sabor laranja sem o corante ficaria com a aparência de água com gás, dificultando sua aceitação, pois primeiro ‘comemos com os olhos'”, disse Fernando Giannini, engenheiro químico especialista em corantes da Mix Indústria de Produtos Alimentícios, de São Bernardo do Campo (SP).

Os corantes podem ser produzidos a partir de derivados da queima de açúcar, feitos a partir de vegetais ou até mesmo de animais, além dos artificiais, sintetizados por processos químicos. É claro que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério da Saúde regulamentam o uso dos corantes na produção de alimentos. Mas, mesmo assim, eles podem fazer mal a saúde de pessoas sensíveis a corantes.

Problemas como alergia, asmas, bronquite e dores de cabeça, e, até mesmo predisposição a alguns tipos de câncer, podem ser ocasionados por corantes. Estudos norte-americanos relacionaram os corantes artificiais ao agravamento de distúrbios comportamentais em crianças, como a hiperatividade, e a proibição de alguns corantes específicos vem sendo discutida em países como os EUA. Por isso, os nutricionistas afirmam que o ideal é sempre preferir alimentos com corantes naturais, aqueles extraídos de frutas, verduras e oleaginosas, como nozes e castanhas.

Balas de goma

Esse hipersensibilidade a corantes faz com que crianças sejam obrigadas a suspender a ingestão de balas e doces, diminuindo o humor e atrapalhando diretamente na auto-estima, além da possibilidade, é claro, das crianças comerem escondido.

Assim no Brasil, não havia nenhuma empresa que produzia balas de goma sem corantes. As balas de goma Dubalaco são as primeiras balas de goma sem corante do Brasil.

Estamos felizes em oferecer um produto 100% natural, sem corante e orgânico.

dubalaco

 

Compre as balas DuBalaco.